sexta-feira, 1 de maio de 2009

Parabens Associação Naval 1º de Maio
1 de Maio
1893 - 2009


Testemunhos de glória desaparecidos

A catástrofe de 4 de Julho de 1997

Aconteça o que Acontecer serás sempre Naval

Foi há 112 anos, era o 1º dia de Maio de 1893, nascia a Associação Naval 1º de Maio. Segundo os registos da época, uma associação fundada por operários, que teve a sua primeira Assembleia Geral numa casa modesta, onde os bancos eram caixotes, a sala iluminada por uma vela espetada no gargalo de uma garrafa.

Necessariamente teria de ser mãe de muitas paixões, caminhar entre a liberdade e a vontade de ser ela própria uma paixão.
Carlos Sombrio, poeta figueirense que chegou a presidir à gloriosa colectividade figueirense, anos mais tarde celebrizou a briosa associação escrevendo numa das suas obras literárias “Associação Naval 1º de Maio, obra sonhada do povo, erguida pelo povo, mantida pelo povo – será eterna como a alma do próprio povo.”
Como o seu próprio nome o refere as actividades náuticas foram a essência da sua apetência para o desporto.

Contudo, atletismo, basquetebol, tiro, futebol, ténis de mesa, ginástica permitiram à Naval a vivência de grandes momentos de glória desportiva.
Olhando a história existem marcos inesquecíveis que a memória do tempo jamais apagará como as conquistas das ”Taça Alzira” e “Vitória” que granjearam ao clube a admiração e o respeito entre adversários.
Como todas as agremiações, a Naval não foge á regra e tem os seus símbolos, onde se destaca António Cachola atleta falecido em competição quando disputava no Mondego um campeonato de remo.

Mas não só, Tó Pinto, António Maria e Pinto Machado são nomes incontornáveis da história da centenária associação, á qual em data mais recente se junta o atleta Olímpico, João Carlos Costa.
O seu 1º Centenário foi comemorado a 1 de Maio de 1993 na presença de um membro do Governo que galardoou o clube Figueirense com a Medalha de Mérito Desportivo.

Quatro anos mais tarde, a 4 de Julho de 1997, a Naval 1º de Maio viveu o dia mais trágico da sua história. Um pavoroso incêndio reduziu a um montão de cinzas a sua sede social, destruindo na sua caminhada todos os testemunhos de um passado e historial impar que eram o orgulho não só do clube mas também da própria cidade.

Se a 1 de Maio de 1893, João da Encarnação, viveu a glória de ser eleito o seu primeiro presidente, passados 112 anos, Aprígio Santos, ligou o seu nome ao maior feito desportivo da Naval, a ascensão do clube ao principal patamar do futebol nacional - Super Liga.

Sem comentários: